Hotel: O desafio da sazonalidade

O fim da época alta aproxima-se, apesar de que alguns hotéis ainda estão lotados, nomeadamente de cidades como Lisboa e Porto, outros já pensam na próxima época.

A chegada da época baixa e da diminuição da procura tem que ser acompanhada pela criatividade dos hotéis e restaurantes bem como do acompanhamento dos órgãos públicos (em principal as regiões de turismo).

Um dos métodos mais utilizados para o combate à sazonalidade é a baixa de preços e descontos elevados para atrair mais hóspedes. Ainda assim, e considerando que os custos energéticos sobem (com a chegada do Outono e Inverno), alguns hotéis não conseguem obter lucro para manter a tesouraria capaz de fazer pagamentos correntes.

Em alguns hotéis é o momento para dar férias aos funcionários, ou numa prática cada vez mais enraizada dispensar a mão-de-obra sazonal.

Outra opção é apostar no marketing e divulgação, tanto no mercado interno, mas também na tentativa de atrair os turistas estrangeiros, porque em comparação com os invernos rigorosos e gelados do norte da Europa o nosso é considerado bastante ameno.

Este é o momento de divulgar novas promoções, conciliar esforços com operadores locais e criar pacotes atrativos para essa época, participar em feiras, convenções e eventos.

Em alguns municípios desenvolvem-se eventos para que as cidades recebam turistas e distribuem-se os mesmos por todos os hotéis da região. Todos ganham, ao atrair turistas dá-se a conhecer o local, desenvolvem-se atividades sociais e culturais, exposições, festivais gastronómicos para dar a conhecer os produtos locais. É importante que os hoteleiros se associem a estes eventos para atrair clientela.

The image above is right-aligned, and this is its caption.
Exemplo de evento em épocas que atraem milhares de visitantes.

No Oeste há alguns exemplos de eventos na época baixa que atraem milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros. Peniche, promove o Campeonato Mundial de Surf em Outubro e Óbidos com a sua Feira do Chocolate, Festival Literário, Vila Natal são atrações conhecidas dos turistas.

A criatividade é essencial para o Hotel, o turismo tem muitas oportunidades, uma das maiores é a criação de valor no decorrer da época baixa, só atinge este objetivo quem não ficar parado. Tem que se acreditar e trabalhar no sentido de captar os segmentos cada vez mais heterogéneos.

Podemos ajudá-lo a desenvolver estratégias para combater a sazonalidade e otimização da receita, consulte-nos através do nosso formulário de contacto, subscreva a nossa newsletter para estar a par dos novos artigos ou siga-nos no Facebook ou Linkedin.

By admin

This post was written by .

Published .

Posted in: Hotelaria

Leave a Reply